sexta-feira, julho 22, 2005

Alterações às Regras da FINA

Foi colocada a seguinte questão em baixo descrita por um caro leitor não identificado e que parece bastante interessante, sobre as novas regras da FINA.

Gostava de saber a vossa opinião sobre as novas regras da FINA em relação a ser permitida uma pernada de mariposa (ou golfinho) na partida e viragens de bruços, partida de costas com os pés fora de água e chegada submersa também a costas. Acham que são aspectos que favorecem a técnica em si ou foram criados para evitar desclassificações polémicas?

ps. ñ sei se essas regras já são oficiais mas como as vi no site swimnews.com penso que sim.

Cumprimentos!


Começo por confirmar que as regras são oficiais tal como podemos verificar no site da FINA.

Pelo que posso retirar do comunicado da FINA quase todas as alterações feitas tem como objectivo clarificar as regras, e acabar com algumas desqualificações controversas.
Apenas a alteração à partida de costas sai um pouco deste âmbito, e poderá ter como objectivo dar um pouco de mais liberdade ao desenvolvimento da técnica de saída de costas.
Penso que todas as alterações que tenham como objectivo clarificação das regras são bastante positivas.

Fazendo uma rápida tradução das alterações aqui vão elas:
  • Em bruços na partida e nas viragens, enquanto o nadador estiver totalmente submerso é permitido uma pernada de golfinho seguida de uma pernada de bruços;
  • Em costas é permitido estar totalmente submerso não só durante a viragem como também na chegada;
  • Na partida de costas deixa de ser obrigatório ter os pés abaixo do nível da água.

sexta-feira, julho 01, 2005

Cameras de filmar nas provas

As cameras de filmar nas provas estão a tornar-se comuns e com elas vêm alguns potênciais problemas para a arbitragem...

Tal como no futebol, são as imagens televisivas que dão voz à contestação da equipa de arbitragem. No entanto, ao contrário do futebol em que a decisão tem de ser feita naquele instante, na natação não existe essa "urgência" o que pode potênciar este tipo de sistema para uma melhor avaliação.

E, da mesma forma que um atleta/cliente pode sentir-se "injustiçado" pela decisão do árbitro, um árbitro pode ser tentado a mudar a sua decisão se visualizar imagens que mostrem que tomou a decisão errada.

Devido a este problema, no futebol foi proibido a visualização do jogo nos ecrãs e na natação deve ser feito o mesmo. Claro que não temos ecrãs a mostrar estas imagens mas quase qualquer pessoa tem a possibilidade de mostrar essas imagens ao árbitro.

Claro que podemos perguntar-nos: Mas se verificar-mos que efectivamente cometemos um erro não será melhor corrigi-lo para bem da verdade desportiva? Não, porque todos os recursos utilizados pela equipa de arbitragem tem de ser aprovadas pelas entidades responsáveis (ANDS, FPN, etc) e certamente que uma qualquer camera não o é.

Devido a este problema que se está a tornar cada vez maior, aconselho a todos os árbitros a recusarem-se a ver as imagens de modo a não serem tentados a se basearem nelas para decidir alguma coisa.

Se este recurso deve ser legalizado e aproveitado para melhorar o desempenho da arbitragem, isso é outro assunto (ao qual tenho alguma receptividade) mas enquanto não o for não nos podemos basear nestas imagens.

Os erros da arbitragem também fazem parte da natação tanto para o bem como para o mal...

Cumprimentos