sexta-feira, dezembro 30, 2005

Exercicio 6

Aqui vai o último exercício do ano! Foi retirado de um exame da FPN mas é simples...

Numa prova de 100B, após a viragem dos 50m, o atleta rompe a superficie da água com as mãos após os 15m.

O que deve fazer o Juíz de Estilos?

O que deve fazer o JA?

Cumprimentos

Luis Sardinha

quinta-feira, dezembro 29, 2005

Resposta ao exercicio 5

Aqui vai a resposta correcta ao exercicio 5. Como o Pedro está de férias fui incubido de responder eu. :)

Regras da FINA:
SW 13.3 O tempo oficial será estabelecido como se segue:
(...)
SW 13.3.2 O tempo oficial para todos os nadadores que não tiverem tempo da Aparelhagem Automática será o tempo manual dos três cronómetros ou da Aparelhagem Semi-Automática.

Ou seja, o tempo oficial de cada atleta deverá ser o da placa electrónica, e em segundo lugar dos 3 cronometristas ou da aparelhagem semi-automática. Como existem 3 cronometristas o tempo destes é oficial.

Voltemos às regras...

SW 11.3.1 Se dois dos três cronómetros registarem o mesmo tempo, diferente do
terceiro, os dois tempos iguais são o tempo oficial.
SW 11.3.2 Se os três tempos forem diferentes, o tempo oficial será o do cronómetro
que registar o tempo intermédio.
SW 11.3.3 Quando se utilizam três cronómetros e um deles não funcionar, o tempo
oficial será a média dos outros dois.

Com estas três regras ficamos a saber que o tempo oficial é o tempo que se encontra no meio, ou seja: 1:08:61
Como estamos numa prova com 3 cronometristas todos os outros tempos são oficiais e não podem ser alterados de modo a respeitar a chegada do juiz de chegadas.

Resultado Final
1º Pista 4 - Tempo: 1:08:55
2º Pista 6 - Tempo:
1:08:61

E no caso de apenas existir 1 cronometrista por pista e o atleta da pista 6 tem o tempo de
1:08:73?

Para este caso as regras dizem que...


SW 2.1.3 Quando actuarem Juízes de Chegadas e não houver três (3) tempos de

cronómetros digitais, o Juíz-Árbitro estabelecerá a classificação sempre que
necessário. A Aparelhagem Automática, no caso de existir e estar operacional, deverá
ser consultada conforme a SW 13

Esta regra, quando não existe placas, permite ao Juíz-Árbitro alterar os tempos de modo a que estes estejam de acordo com a chegada verificada pelo Juiz de Chegadas (que tem prioridade nestes casos).

Assim, os resultados oficiais são os seguintes:

Resultado Final
1º Pista 6 - Tempo: 1:08:64
2º Pista 4 - Tempo:
1:08:64


A ordem de chegada está de acordo com o Juiz de chegadas, e quanto aos tempos, foi dado a ambos o tempo intermédio entre os dois.

Um bom ano para todos.

Luis Sardinha

quarta-feira, dezembro 21, 2005

Feliz Natal!



O "natação sem cartão" deseja-vos a todos um Feliz Natal e que 2006 vos traga a concretização dos vossos sonhos!

Boas festas! :)

quarta-feira, dezembro 14, 2005

Alterações às Regras da FINA (2005-2009)

Chegou até nós um documento bastante esclarecedor sobre as novas regras e com a respectiva autorização do autor decidimos publicar, desde já o nosso agradecimento ao autor.

O documento contém as regras que sofreram alterações, a azul e itálico está o que foi retirado das antigas regras, a verde está a interpretação da regra, a negrito está o que foi adicionado.

SW 2.3 JUIZ DE PARTIDAS

SW 2.3.2 O Juiz de Partidas participará ao Juiz-Árbitro de todo o nadador que demorar a partida, que desobedecer voluntariamente a uma ordem ou qualquer comportamento menos correcto que tiver lugar na partida, mas só o Juiz-Árbitro poderá desclassificar um nadador por tal demora, desobediência voluntária ou comportamento incorrecto.
(Tal desclassificação não será contada como falsa partida.)

INTERPRETAÇÃO: Há 4 anos que esta frase já não tinha aplicação, isto é, desde que passou a haver uma só partida.

SW 2.7 JUIZ DE ESTILOS

SW 2.7.2 Cada Juiz de Estilos assegurará que as regras relativas ao estilo a ser nadado em determinada prova são respeitadas e observará as viragens e as chegadas em colaboração com os Juízes de Viragens.

INTERPRETAÇÃO: Nas nossas provas esta já era a prática corrente, apenas se reforça que os Juízes de Estilos devem cumpri-la sempre.


SW 6 COSTAS

SW 6.1 Antes do sinal de partida, os nadadores deverão alinhar dentro de água face aos blocos de partida, com ambas as mãos nas pegas dos mesmos. É proibido apoiar os pés sobre a caleira ou curvar os dedos dos pés na sua borda. (Os pés, incluindo os dedos, devem estar abaixo da superfície da água )

INTERPRETAÇÃO: Agora o Juiz de Partidas e o Juiz-Árbitro só têm que se preocupar com os pés nas piscinas com caleira ou bordas baixas. Os juízes de cais já não precisam de ir ver os pés.


SW 6.4 Durante a viragem, os ombros poderão rodar para além da vertical para bruços, após o que um movimento contínuo de um braço, ou um movimento contínuo e simultâneo dos dois braços pode ser utilizado para iniciar a viragem. ( Uma vez que o corpo tenha perdido a posição de costas, não poderá haver nenhum movimento de pernas ou braços, que seja independente do movimento contínuo da viragem. ) O nadador terá que retomar a posição de costas logo que deixe a parede. Durante a viragem, o nadador deverá tocar a parede com qualquer parte do corpo.

INTERPRETAÇÃO: O desaparecimento da obrigação dos movimentos de braços e pernas serem parte do movimento contínuo de viragem, significa que o nadador, ao perder a posição de costas, só poderá fazer um movimento contínuo de um braço, ou um movimento contínuo e simultâneo dos dois braços para iniciar a viragem, e sem limite nos movimentos de pernas.
Portanto, devemos unicamente controlar os movimentos dos braços desde que o nadador perde a posição de costas.


SW 6.5 Ao terminar a prova, o nadador deve tocar a parede na posição de costas. ( O corpo pode estar submerso aquando do toque. )

INTERPRETAÇÃO: Já tínhamos percebido que o nadador pode chegar submerso. Isto é apenas para tornar mais claro o texto que resultou de anteriores alterações.


SW 7 BRUÇOS

SW 7.4 Durante cada ciclo completo, qualquer parte da cabeça do nadador deve romper a superfície da água. Após a partida e após cada viragem, o nadador pode fazer uma braçada completamente para trás até às pernas. A cabeça deve romper a superfície da água antes das mãos se voltarem para dentro na parte mais larga da segunda braçada. Enquanto o nadador está completamente submerso, é permitida uma pernada de golfinho, de cima para baixo, seguida de uma pernada de bruços. Depois disto, todos os movimentos das pernas devem ser simultâneos e no mesmo plano horizontal sem movimentos alternados.

INTERPRETAÇÂO: A primeira parte já existia e resulta apenas da reorganização das regras de bruços. A "pernada de golfinho", que agora se autoriza, pode efectuar-se depois da partida e de cada viragem, com o corpo totalmente submerso, durante a primeira braçada completamente para trás até às pernas ou na sua finalização e seguida de uma pernada de bruços para entrar no ciclo obrigatório. Mais de uma pernada de golfinho será motivo de desclassificação.


SW 10 A PROVA

SW 10.10 Nas provas de estafetas, a equipa de um nadador cujos pés percam o contacto com o bloco de partidas antes do nadador que o precede tocar na parede será desclassificada. ( salvo se o nadador em falta voltar ao ponto de partida, na parede, não sendo necessário voltar ao bloco de partida.)

INTERPRETAÇÃO: É óbvia!