domingo, fevereiro 05, 2006

Exercício 8

Mais um exercicio, desta vez que nos enviaram por email. Desde já o nosso muito obrigado.

Numa serie de 100m costas masculinos,o atleta da pista 3 ao efectuar a viragem nos 25m,foi para à pista 4.O atleta da pista 4 ao ser atropelado parou perdendo a posição de costas.O atleta que pertencia à pista 3 nada notou e continuou a nadar. O juiz que estava nas viragens nas pistas 3 e 4 fez sinal ao nadador (k foi atropelado),para continuar a nadar.Assim continuaram os 2 atletas na pista 4.
Na viragem dos 75m,a juiz baixou-se tocou na cabeça do atleta que cometeu a infração e empurrou-o para a sua pista.(este atleta nunca deu por nada e ficou a olhar).
Agora já esta cada um na sua pista e chegaram ao final dos 100m nas suas
devidas pistas.

Perante esta situação o que deve fazer o JA?

18 comentários:

Anónimo disse...

Olha que giro!!! Apareço aqui sem querer.. e vejo uma situção que assisti ao vivo...e de bem perto. Permitam-me a correcção... Por indicação do juiz de viragens o nadador da pista 4 passou por pouco tempo para a pista 5 agarrando-se à "pista"(corda).
O que se deve fazer?! Se fosse eu o Juiz Árbitro (que nessa prova era somente o Juiz de Chegadas).. a primeira coisa que fazia era perguntar ao juiz de viragens em questão os porquês daqueles actos (estabelecer diálogo com os nadadores e tocar nos atletas). De certeza que não me dava uma explicação plausível e eu a aconselharia a não ter mais actos semelhantes àqueles, pois podia ter dissabores.
Em segundo o que fazia era uma série no final da prova para os atletas em questão, pois a má interferência do juiz prejudicou os atletas. Sem interferência provavelmente o da pista 3 iria prejudicar o percurso do nadador da pista 4 e assim o da 3 desclassificado e o da 4 uma série no final. Se não houvesse interferência (mt pouco provável) os nadadores iriam acabar ambos na mesma pista, desclassificando mais uma vez o da pista 3.
Fiquem bem

Unknown disse...

Este exercicio foi baseado em casos reais mas é apenas um exercicio e não o caso propriamente dito. Apenas nos contaram partes da "história" e decidimos fazer um exercicio com isto. Tal como salientou, sem todos os dados.
Neste blog, queremos formar as pessoas e não criticar o trabalho dos nossos colegas. Para isso existem a entidades competentes.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Mas eu decidi incluir todos os dados, pois queria saber a vossa opinião... Se foi copiado por um caso real que seja bem copiado!!!

Unknown disse...

Pois... mas deste modo torna-se complicado para nós avaliar a situação porque não queremos de forma alguma estar a "avaliar" o desempenho de um colega!

Se tinhas essa opinião, porque é que não falaste com o JA na altura?

Cumprimentos

Anónimo disse...

olhe lá srº Andre,não o conheço pessoalmente apenas da visita dos blogs,mas parece que o sr ficou chateado com a situação de estar exposto neste blog!....que diferença faz se o atleta ao mudar de pista puxou o separador?é assim um dado tao importante???já tinha feito mesmo asneira....
o sr diz muito bem a juiz de viragens deveria ser chamada à tenção....

Unknown disse...

Caro Anónimo,

Não percebo porque diz que o Sr. André ficou chateado! Tal como ele diz, só quis acrescentar alguns promenores que achou relevante e expressou a sua análise!

Já agora, concorda com a resposta dele ou agia de outra forma?

Cumprimentos

Anónimo disse...

Não querer "avaliar" o desempenho de um colega?! A questão não é essa. Quando se é JA é responsável pela prova. Quando alguém é responsável tem que se assegurar que tudo corre pelo melhor. Se alguma coisa corre mal corrige-se. É dever do JA conduzir a prova a bom porto e corrigir, quando deve ser, "os remadores".
Falar com o JA?! Era Juiz de Chegadas. Teoricamente só tinha que ver as chegadas, mas na prática (como estamos lá para nos ajudar uns aos outros) falei com o JA e dei-lhe a minha opinião (exactamente como disse no meu primeiro comentário)
Ficar chateado?! Não! É muito difícil ficar chateado com situações destas. Só fiquei supreso.
Que diferença faz se o atleta ao mudar de pista puxou o separador?! É assim um dado tao importante?! Claro que sim. O nadador perdeu a posição de costas devido a isso mesmo. Só o fez influenciado pela atitude do Juiz de Viragens.
Por acaso também não conheço o sr.Anonymous pessoalmente apenas de visita dos blogs (nem sei se é o mesmo). Aliás nem sei o nome!!!

Anónimo disse...

ola a todos!
Desculpa discordar contigo Andre,as pistas em questão foram as (3 e 4),e não houve nenhum atleta a puxar o separador das pistas.Desculpa Andre,mas essa situação nao aconteceu!

O JA deve fazer uma nova serie com os dois atletas em causa,pk o atleta que saiu da sua pista(3)ao efectuar a viragem prejudicou o outro nadador.Este atleta ate podia ter mudado de pista,mas não podia de maneira nenhuma"atropelar"o outro nadador e não foi isso k aconteceu.
O outro nadador errou ao perder a posição de costas.(mas foi obrigado a isso).
O juiz de viragens nunca deveria ter feito sinal ao nadador(k perdeu a posição de costas)para este continuar.Na viragem dos 75m nunca, deveria ter tocado na cabeça do atleta(k estava n pista errada)e empurra-lo para a sua pista.
Se o juiz de viragens não tivesse interferido,dava direito ao JA desclassificar estes dois atletas.
Dava direito ao delegado do clube fazer um protesto!

NOTA:Ao dizer k o juiz de viragens nunca deveria ter feito o k fez nas viragens,não quero com isto dizer que é incompetente,nem estou a dizer mal,pk nem o conheço mas teve um erro muito grave!A errar tb se aprende,mas este foi grosseiro.

Parabens Luis, por ter colocado a questão desta forma.

Parabens Andre



Graça Vilarinho

Anónimo disse...

Não querendo entrar, mas já entrando em discordância.. o atleta da pista 4 agarrou-se ao separador!! Isso eu posso garantir. Eu vi! Não foi ilusão... tenho a certeza absoluta! Mas para o caso não é muito relevante.

Anónimo disse...

claro que estou de acordo com o Andre Ferreira...esses dois atletas tinham que nadar novamente.
olha lá Andre,se o nadador da pista 3 foi atropelado,sentiu-se na obrigação de parar, depois é mais puxar ou menos puxar....se fosses tu a nadar e levasses com um nadador em cima tambem paravas não?

Anónimo disse...

Claro que parava, mas.. prontos.. não insisto mais.. Sei que é indiferente, pois o nadador já tinha perdido a posição de costas... Só estava a reportar o que tenho a certeza que vi!! Fiquem bem.

Anónimo disse...

Penso que o JA deveria desclassificar o atleta da pista 3. Repetir a serie passado meia hora com todos os outros atletas.
Em relação ao JV avisava que não podia fazer o que fez. (Pedia para ir fazer uma reciclagem do curso). Já agora faço outra pergunta
- Se fossem os dois atletas desclassificados, o delegado do atleta da pista 4 fizesse um protesto ele seria aceite ou não????????


Luis Amaral

Anónimo disse...

lolol.. ms q situaçao.. é claro q ao mudar d pista o atleta em causa seria dsclassificado, e ao ter prejudicado outro, teria d s repetir a serie,somente c o atleta prejudicado!! assim mt facilmnt s resolveria uma situaçao deste tipo.. ms parece q so acontecem cenas destas nesta associaçao!! lolol.. [?]

Anónimo disse...

ola,penso que o anonimo que deixou o seu comentario no dia 14-2 se está a referir à ANDS.Mas eu deixo a informação que este caso diz respeito a outra associação.

Graça Vilarinho

Anónimo disse...

Pois...eu falei com o arbitro que tocou no atleta e ele e a justificação dele foi : "Corrigi um erro dum colega meu,eu sei bem que não posso fazer isto."
Graças a esse tal colega não ter agido,em vez de um tiveram dois atletas desclassificados.
E mais...foi uma prova de Cadetes,por isso percebo que os arbitros tenham outro tipo de relaçao com os atletas do que com JUN ou SEN.
O arbitro em questão na minha opnião agiu bem,pena é que o criticaram...sabem,é que nesta associação certas pessoas quando erram não podem ser criticadas,então,metem sempre as culpas no "elo mais fraco".A associação é a ANA e esta prova foi em Santa Maria da Feira.

Meto anonimo porque podia ser prejudicado caso me identifica-se...é que na ANA tudo pode acontecer...

Anónimo disse...

Podia mt bem dizer quem era, podia dizer q era do sexo feminino e se calhar é a arbitra em causa. Ou será que não é?

Anónimo disse...

Por ser uma prova de cadetes não se pode deixar passar um erro tão grave!Este é o 1º ponto!Nestas provas de cadetes deixa-se passar muita coisa,mas eles devem saber o que estão ali a fazer ou não?
Por ser uma prova de cadetes não se vai desclassificar o atleta quando comete um erro destes?Por favor!!!
E o JV agiu muito mal!

Anónimo disse...

O atleta que trocou de pista era desclassificado porque prejudicou terceiros e a serie era repetida sem o infractor.

Artur Dias