terça-feira, julho 10, 2007

Exercicio 10

Numa prova de 50m livres com placas eletrónicas:

Juiz de chegadas:
1º - pista 5
2º - pista 3
3º - pista 4

Cronometristas:
pista 5: 27:42
pista 3: 27:45
pista 4: 27:50

Tempos de placa:
pista 5: 27:90
pista 3: 27:60
pista 4: 27:65

Tempos de backup:
pista 5: ------
pista 3: 27:58
pista 4: 27:73

Após o final da prova o delegado dirigiu-se ao JA alegando que a atleta da pista 5 tinha chegado em primeiro lugar mas que tinha aparecido nos placares em terceiro lugar.

Qual é a classificação das atletas e os seus respectivos tempos?

4 comentários:

Anónimo disse...

1º lugar - pista 3 com 27.60
2º lugar - pista 4 com 27.65
3º lugar - pista 5 com 27.90

Apesar de o juiz de chegadas e o cronometrista estarem em sintonia e atribuirem o 1º lugar ao da pista 5, o facto é q as placas electronicas servem, e estao la para tirar este tipo de duvidas e raramente falham. Portanto, a classificaçao que deverá ser atribuida, tem de ter como base os tempo da cronometragem electronica.

Os tempo dos cronometristas deveram ser utilizado apenas em caso onde seja evidente o erro da cronometragem electronica e neste caso nao se verifica, visto que os tempo apresentados sao muito proximos e a partida o erro sera humano.

Anónimo disse...

Epah fikou 2 pa 1 porque o tempo de backup nao apareceu,por isso o tempo de placa perdeu!xD atenxao,estou a brincar!

Levando o assunto mais a serio...Na minha opiniao foi um caso injusto pois por haver a presença de placas electronicas o tempo que a placa apresentar é o tempo que estará em primeiro lugar,mas por vezes o toque nao é efectuado com força suficiente e apenas aparece o tempo do nadador quando ele volta a tocar na placa podendo isso ate só ser muito depois.
E neste caso o juiz de chegadas registou o nadador da pista 5 como o 1º a chegar e o tempo do cronometrista tambem o mostra perfeitamente.O tempo de backup nao apareceu mas deduzo que deveria ser semelhante,igual seria errado dizer pois é um caso dificil de acontecer,ao do cronometro pois a reacçao do cronometrista ao tocar no botão do cronometro e do backup deveria ser o mesmo.Se o atleta nao tivesse voltado a tocar na placa teria que ser utilizado o tempo de cronometro pois nao apareceu o de backup mas o atleta nao o sabia e so viu o seu tempo após se virar o qual significa que ja tinha dado o 2ºtoque na placa.
Se foi o caso do qual ate estivesse presente acho injusto pois qualquer prova exige muito esforço e tanto o juiz de chegadas viu k o da pista 5 chegou 1º como o tempo dos tres cronometristas o prova,mas devido ao tempo de placa aparecer foi esse o tempo obrigatoriamente ultilizado prejudicando assim o atleta.

Desculpa me se nao for desse caso a que te estás a referir Sardinha e se estou enganada quanto ao assunto e se assim o for corrige me! =)

Sasha Mendes

Anónimo disse...

Viva Luís.

Antes de mais vamos reavivar o blog e voltar a dar-lhe a dinâmica que em outros tempos o caracterizou, a qual em grande parte era resultante da tua iniciativa.

Quanto à situação que colocas.

Viva a injustiça, mas à luz dos dado e factos que disponibilizas a decisão só pode ser uma e suportada em:

"SW 13.3 O tempo oficial será estabelecido como se segue:
SW 13.3.1 O tempo oficial para todos os nadadores que tiverem um tempo da Aparelhagem Automática será esse."

Pela informação que disponibilizas todos os atletas tem tempo de placa logo todos têm tempo de Aparelhagem Automática.

Quanto à ordenação dos atletas:

"SW 13.2.3 A classificação oficial será estabelecida como se segue:
SW 13.2.3.1 Um nadador com tempo e classificação dados pela Aparelhagem
Automática deverá manter a sua classificação relativa quando comparada com os outros nadadores com tempo e classificação também obtidos pela Aparelhagem
Automática nessa mesma prova."

Nunca devemos esquecer:

“SW 13.1 Quando for usada Aparelhagem Automática em qualquer competição (FR 4), a classificação e os tempos apurados por este meio, bem como a rendição de estafetas julgada pela aparelhagem, terão prioridade sobre a decisão dos Cronometristas.”, associado a “SW 11.1 A Aparelhagem Automática deve ser operada sob a supervisão de Juízes designados. Os tempos registados por Aparelhagem Automática serão usados para determinar o vencedor, todas as classificações e o tempo atribuído a cada pista. A ordem de chegada e os tempos apurados deste modo terão prioridade sobre todas as decisões dos Cronometristas…”.

Resultado da prova com toda a injustiça que lhe queiramos associar:

1º lugar - pista 3 com 27.60
2º lugar - pista 4 com 27.65
3º lugar - pista 5 com 27.90

No entanto:

“SW 11.1 …No caso de avaria da Aparelhagem Automática, ou se se verificar claramente ter havido uma falha da Aparelhagem, ou que um nadador não tenha conseguido fazer funcionar a Aparelhagem, as decisões dos Cronometristas serão oficiais (SW 13.3).” e então “SW 13.3.2 O tempo oficial para todos os nadadores que não tiverem tempo da Aparelhagem Automática será o tempo manual dos três cronómetros ou da Aparelhagem Semi-Automática.”

Mas mesmo assim o problema só poderia ter a solução acima referida pois não é fornecida a informação da existência de três cronómetros por pista e é evidenciado que tempos de backup (Aparelhagem Semi-Automática) para a pista 5 não existe. Acrescento este ponto, pois caso algum destes dois cenários ocorresse o Juiz Árbitro poderia voltar a repor a justiça dos resultados à luz das SW referidas.

Um grande abraço para todos.

Jorge Salgueiro

Anónimo disse...

1º Pista 3
2º Pista 4
3º Pista 5

O tempo automatico prevalece sobre os outros.
Acordo com Rita Freitas.

Artur Dias