terça-feira, abril 12, 2005

Exercicio 1

Para dar algum dinamismo a este Blog, resolvemos colocar aqui algumas perguntas para testar as capacidades dos nossos leitores sejam eles quem forem.

Para evitar confusões, é aconselhável que as respostas sejam feitas como anónimo uma vez que estes exercicios são criados para formar e não para avaliar quem quer que seja.

Estes exercicios vão ser colocados no blog e vamos esperar que seja respondido por algumas pessoas (o número depende da aceitação dos leitores) sendo posteriormente respondido por nós.

Espero que gostem...

Cumprimentos,

Luis Sardinha


Exercicio 1:


Na viragem dos 50m da prova de 100m mariposa a atleta, após tocar na parede com as duas mãos em simultâneo na parede executa uma cambalhota e continua o seu percurso correctamente.
a) O que deve fazer o juiz de viragens?
b) O que deve fazer o juiz-árbitro?

sexta-feira, abril 08, 2005

Regras de Participação

Este blog é livre e todos são convidados a participar, atletas, treinadores, pais de atletas, dirigentes, árbitros, etc...
Afim de haver um bom ambiente de discussão e que seja esclarecedor e pedagógico, deve-se reger por determinadas regras.
Essas regras devem respeitar os limites de liberdade, a liberdade de um indivíduo acaba quando começa a do outro, e por isso não serão toleradas:
  • ofensas pessoais
  • insinuações
  • linguagem ofensiva
Como tal este blog está sujeito a censura a quem não respeite a regras.

quinta-feira, abril 07, 2005

O atleta tem sempre o benefício da dúvida

Ao ver a transmissão televisiva da natação nos jogos Olímpicos, fiquei chocado ao ver os melhores atletas do mundo a fazer ilegalidades debaixo das barbas dos "melhores" àrbitros de natação do mundo sem serem desqualificados.

Após uma reflexão serena sobre estes factos consegue-se perceber porquê:

  • Em primeiro lugar porque a regra de ouro na arbitragem é muito simples: "O nadador tem sempre o benefício da dúvida", ou seja, ou o juiz tem a certeza ou não deve relatar nada.
  • A segunda razão deve-se ao facto de o juiz estar no cais da piscina, com luzes a incidir sobre a água que não está parada e que possivelmente contem alguma espuma a pertubar a sua visão e nós estarmos a ver uma viragem numa câmara submarina onde não temos quaisquer factores a prejudicar a nossa visão.
  • Infelizmente não sei o que é ter essa responsabilidade, mas como estes juizes são pessoas, penso que é possível que sintam a pressão de estarem a ser avaliados por muitos milhões de pessoas e o medo de errar deve ser enorme.
  • E finalmente porque existem penalizações caso haja um erro no seu desempenho. Temos como exemplo o juiz que desqualificou o atleta dos EUA.
Com todos estes factores consegue-se compreender que alguns atletas consigam "safar-se" o que não quer dizer que o seu desempenho esteja dentro das regras!

O que acontece nas nossas provas, distritais e nacionais, é muito semelhante embora não tenhamos a pressão que estes senhores têm (eu pessoalmente nunca tive problemas em desqualificar quem quer que fosse) mas tal como todos os outros juizes, existem situações que deixam dúvida e porque deixam dúvida não são reportadas...

Luis Sardinha

terça-feira, abril 05, 2005

Dúvidas

Este blog tem o intuito de servir de caixa postal de perguntas.
Todas as perguntas (de arbitragem) serão respondidas ou discutidas aqui.
Este forum tem o intuito de partilhar experiências e melhorar a arbitragem na ANDS, ou até do país... Ok estou a ser demasiado optimista.

Se querem fazer perguntas comentem este post, nós tentaremos responder.

A Biblia

Na arbitragem existem muitos regulamentos mas aquela que importa mesmo são as regras técnicas da FINA.
Para mim, as outras são apenas consultar para o caso de serem precisas. Claro que existem excepções...

Hello World

Bem vindo a um blog sobre arbitragem em Natação pura, espero que gostem...