quarta-feira, novembro 30, 2005

Pernada de mariposa em bruços à luz das novas regras...

Comentário enviado por um anónino:

Muito bem,esteve ao nivel a dar a resposta.Agora tenho uma duvida!...A alteração na regra de bruços,diz que o atleta enquanto bubmerso na partida e nas viragens,pode fazer um batimento de golfinho (DE CIMA PARA BAIXO).O meu treinador diz que não podemos levantar os pes para fazer o batimento;ou seja quando vamos no deslize os pes batem para baixo.É isto que eu interpreto,mas já vi alguns atletas a levantar os pes e depois fazer o dito batimento...penso que o que eles estao a fazer é uma pernada mariposa...Para mim,para os meus colegas da natação e para o meu treinador isto é ilegal,mas gostaria de saber qual a vossa opinião como arbitros.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Com o video disponibilizado no bebaagua acho que fica claro o movimento correcto. Desde já o nosso obrigado.

Formatos: Media Player ou Quick Time

6 comentários:

Unknown disse...

Este é um problema que me deixou intrigado e quase sem palavras...

Na minha opinião, acho complicado alguem executar esta pernada sem dobrar as pernas! E por isso, se deparar com esta situação não desqualifico o atleta desde que este não efectue outra pernada. Ou seja, que a pernas "fiquem" em baixo após ser feita a pernada.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...

O comentário foi removido por ter violado as Regras de Participação deste blog.

Anónimo disse...

Ok...
Não vejam onde está a dificuldade de interpretação desta regra...É permitido fazer uma pernada de mariposa em todas as viragens e na partida...que cena é essa do grau de flexão das penas?!!!!quem viu isso no regulamento??!!

Beba Água disse...

exclarecimento em:
http://bebaagua.blogspot.com/2005/12/nova-viragem-de-bruos.html

ver site:
http://bebaagua.blogspot.com/

Luis Medalhas disse...

O objectivo desta alteração à regra foi acabar com algumas desclassificações polémicas, pois havia uma ambiguidade no que era o movimento natural ou o que era efectivamente uma pernada de golfinho, no entanto verifica-se que há alguns atletas de forma a aproveitar ao máximo esta benesse das novas regras acabam por fazer duas pernadas de golfinho, e são desclassificados por esta razão.

Poderá ser uma situação provisória enquanto os atletas ainda não estão completamente familiarizados com o movimento, ou então não...vamos ver.