quarta-feira, junho 15, 2005

Aqui vai um pouco de História

Esta é a História do estilo Mariposa. Retirada do site www.penangswimming.com
Achei que seria interessante colocá-la aqui para aqueles que são curiosos...

História da Natação
MARIPOSA

A Mariposa foi desenvolvida nos anos 30 e evoluiu do estilo de Bruços. No entanto, a Mariposa só se tornou num estilo olímpico oficial nos Jogos de Verão de 1956.
Em 1934, David Armbruster, treinador na Universidade do Iowa, implementou uma recuperação de braços em simultâneo fora de água. Esta acção de braços "mariposa" dava mais velocidade mas requeria mais treino e mais condições físicas. A controvérsia surgiu e enquanto nem todos os nadadores praticavam este quase-bruços, os nadadores que o praticavam ganhavam provas com bons tempos.
Em 1935, Jack Sieg, um nadador da Universidade do Iowa, desenvolveu uma técnica de natação por seu lado e batendo as pernas em simultâneo como a cauda de um peixe. Desenvolveu então, o movimento de pernas virado para baixo. Armbruster e Sieg combinaram o movimento de braços borboleta com este movimento de pernas virado para baixo e aprenderam a coordenar os dois de forma eficiente. Com dois pontapés para cada ciclo de braços mariposa, este pontapé foi inevitavelmente conhecido por pernada de golfinho.
Mesmo sendo o estilo bruços de mariposa , como era conhecido, mais rápido que o estilo de bruços, a pernada de golfinho foi declarada uma violação das regras de competição. Nos 20 anos seguintes, os campeões de Bruços usavam uma recuperação de braços fora de água (mariposa) com uma pernarda de bruços mais curta. Nos finais dos anos 50, o estilo de Mariposa com a pernarda de golfinho foi legalizada como um estilo distinto para competição. Muitos nadadores dizem que o movimento das pernas é a chave para este estilo e que o nadador que consegue ondular na água naturalmente pode aprender este estilo com maior facilidade.

Espero que gostem.

9 comentários:

Anónimo disse...

só nos anos 50 foi legalizada? eu pensava k ainda era permitido nadar bruços com uma recuperação 100% aérea? plo menos nesta associação há 1 atleta k o faz e nunca foi desclassificado por isso...

Unknown disse...

Esse é mais um caso dentro do segundo grupo dos atletas matreiros...

O estilo dele é legal porque os cotovelos nunca rompem a superficie da água completamente (factor de desqualificação).

Eu pessoalmente nunca detectei este facto. No entanto, se isso acontecer e for detectado, decerto que o atleta será desqualificado.

Anónimo disse...

no curso k fiz recentemente o formador falou k o estilo mariposa tinha evoluido do bruços,e tb ja tinha ouvido o meu prof. de nataçao dizer.agora a historia nunca tinha ouvido falar....gostei.

Graça Vilarinho

Anónimo disse...

a proposito desta evoluçao, existem alguns atletas da ANA, k kd estao n braçada sub-aquatica aproveitam o deslize fazer um batimento degolfinho.vou tentar explicar melhor:(o atleta toca c as 2 maos n parede vira correctamente,faz a 1ªbraçada e aki enquanto vai a deslizar faz um batimento com os pes).n minha opiniao penso k o atleta deve ser desclassificado,ele faz sempre isto.o treinador, o delegado e o menino alegam k o corpo esta na faze de ondulaçao eu pessoalmente n k aprendi n curso(k fiz recentemente)ele faz prepositadamente.td isto vem aproposito d evoluçao d estilo bruços c o estilo mariposa.

Luis Medalhas disse...

A pernada de golfinho não é permitida no estilo de bruços.

No entanto é necessário distinguir entre a pernada de golfinho e o movimento ondulatório (natural) do corpo.
Nem sempre é fácil de distinguir, portanto na dúvida dá-se o benefício da dúvida ao atleta.

No entanto se verificar articulação dos joelhos é claramente uma pernada de golfinho e aí não há dúvidas.

Anónimo disse...

sr Luis,aluns atletas d ANA k fazem a tal pernada n braçada sub-aquatica,k eu me refiro fazem uma articulaçao dos tornozelos.penso k isto nao é permitido,pk o corpo ao ondular n existe articulaçao.
desculpem voltar a falar no mesmo assunto mas sao duvidas co k uma pessoa fica e o vosso blog é mt bom.voces vao dando informaçoes k eu considero importantes.
obrigada

Graça Vilarinho

Unknown disse...

Tudo o que é possível explicar sobre este movimento já foi dito, mais do que isso só apreciando caso a caso...

Não se esqueça de uma regra muito importante na arbitragem: "O atleta tem sempre o benefício da dúvida"

Cumprimentos

Luis Medalhas disse...

Graça, penso que a articulação dos tornozelos só por sim não indiciam uma pernada de mariposa.
Repare que na viragem os pés encontram-se flectidos e após o impulso é natural o esticar dos pés, havendo assim articulação dos pés.
O movimento ondulatório que se fala é o movimento que as pernas fazem ao acompanhar o corpo e que o atleta não pode evitar.
No entanto não digo que o movimento que refere não o seja.
Cabe ao juíz avaliar o movimento e verificar se é legal ou não, tendo sempre em mente que em caso de dúvida não se desqualifica.

P.S.: Um aparte, por favor não nos trate por senhor. :)

Anónimo disse...

ola,obrigada por pelo vosso esclarecimento.sei k o atleta tem sempre o beneficio da duvida,mas existem coisas mt declaradas.sei k por vezes é mt dificil de detetar até pela ondulação da água,e aki existe sempre o beneficio da duvida.
desculpem ter dito (o sr)mas o meu trabalho assim o exige e é mais forte do k eu,mas como me pos à vontade já estou melhor,obr.Luis

Graça Vilarinho