segunda-feira, junho 06, 2005

A viragem de costas

SW 6.4 Durante a viragem, os ombros poderão rodar para além da vertical para bruços, após o que um movimento contínuo de um braço, ou um movimento contínuo e simultâneo dos dois braços pode ser utilizado para iniciar a viragem. Uma vez que o corpo tenha perdido a posição de costas, não poderá haver nenhum movimento de pernas ou braços, que seja independente do movimento contínuo da viragem. O nadador terá que retomar a posição de costas logo que deixe a parede. Durante a viragem, o nadador deverá tocar a parede com qualquer parte do corpo. (Fukuoka-JPN, Julho 2001

Não há qualquer referência na parte sublinhada da SW que o movimento de pernas alternadas não faz parte do movimento contínuo da viragem de costas.
Sendo assim, este pode também ser considerado "movimento continuo de viragem"?

Com este post vamos tentar explicar o modo como avaliamos este movimento.

Neste momento a forma de avaliar esta viragem é muito simples. O atleta após ter perdido a posição dorsal não poderá fazer qualquer recuperação com braços e as pernas apenas poderão fazer o seu batimento enquanto a mão que se encontrava à frente faz o seu movimento até ficar junto ao corpo. A partir do momento em que os braços se encontram junto ao corpo as pernas já têm de estar imóveis.
O corpo tem de estar imóvel até ser dado o movimento necessário para se fazer a cambalhota (semelhante à pernada de mariposa) e a respectiva cambalhota.
Claro que esta pernada apenas pode ser feita uma vez e o corpo tem de tocar na parede na sequência deste movimento ou o atleta será desqualificado.
Devo salientar que para o movimento das pernas ser legal o braço tem de estar em movimento (não é legal manter o braço à frente e fazer batimentos de pernas até chegar à parede).

Cumprimentos,
Nathalie Domingos e
Luis Sardinha

9 comentários:

Anónimo disse...

Mas será a pernada de mariposa permitida?
Será que a dita pernada está no movimento contínuo de viragem ou é esta independente?

Unknown disse...

Na minha opinião, esta pernada é executada para ser executada a cambalhota logo está no movimento contínuo da viragem.

Anónimo disse...

mas é a tua opinião ou a pernada está escrita no regulamento

Unknown disse...

É a minha opinião, eu assumo que esta pernada está inserida no movimento contínuo de viragem uma vez que esta é "necessária" para a cambalhota ser executada. A regra que define a viragem de costas é a que está enunciada no post e como podes ver não refere a pernada de mariposa.

Anónimo disse...

na viragem de costas o movimento do braço pode ser mais lento,isto para o atleta aproveitar os batimentos pernas.ja vi algumas situaçoes destas.o atleta vira muito cedo e gere ali a viragem para nao ser descualificado.penso k nestas situaçoes a pernada é mais forte.

Graça Vilarinho

Unknown disse...

E será que essa pernada de mariposa mais forte pertence ou não ao movimento contínuo da viragem? Esta situação não é consensual tenho colegas que não concordam, mas na minha opinião o atleta não deve ser desqualificado.

Anónimo disse...

essa pernada faz parte do movimento contínuo,até porque o impulso para a cambalhota obriga o corpo a fazer isso.quanto a mim o atleta nao deve ser desqualificado.Mas é como o sr.Luis diz depende do juiz!...A nao ser que haja atletas matreiros....Fiz o curso recentemente,(no fim de semana passado),agora estou à espera da nota.essa foi uma das perguntas que fiz ao formador.
Já agora aproveito para lhe dar os parabens,ele foi excepcional.Eu é que estava muito nervosa,é defeito meu...

Anónimo disse...

e como é que sabes qual é o atleta matreiro.
será que tens dualidade de critérios.

Anónimo disse...

alguns atletas com alguma experiencia sabem como fazer as maroteiras.mas de certo k os juizes e arbitros tambem acabam por os conhecer muito bem.como tal esses atletas quando vao nadar a atençao dos juizes é ainda maior.continuo a dizer k essa pernada quanto a mim faz parte do movimento contínuo,a nao ser k?

Graça Vilarinho