terça-feira, junho 14, 2005

Atletas matreiros...

Recentemente li neste blog a referência a atletas "matreiros" onde lhes foi dada uma conotação muito negativa. Eu penso que este tipo de atleta por vezes é positivo para a natação.

Dentro deste conjunto de atletas "matreiros" existem claramente dois subgrupos distintos:
- Os atletas que fazem propositadamente erros tentando passar sem serem penalizados. Para estes, logicamente que não poderá haver dualidade de critérios mas deixa os juizes mais atentos graças à sua reincidência. Na minha opinião, este tipo de atletas não me preocupa minimamente a não ser que o seu comportamento penalize os seus adversários (o que frequentemente também acontece).
- No outro subgrupo, existem atletas que, graças ao profundo conhecimento das regras e à sua grande experiência, tentam inovar no estilo de modo a ganhar uns preciosos centésimos, aproveitando as lacunas e omissões das regras. São estes atletas que fazem a natação evoluir, seja a tornar o estilo mais rápido ou a tornar as regras técnicas da FINA mais precisas. Estes atletas devem ser avaliados com muito cuidado de modo a ser verificado se o movimento está ou não dentro das regras. Nem sempre o que é estranho é ilegal.

Cumprimentos

3 comentários:

Anónimo disse...

quando falei nos atletas matreiros nao quis de maneira nenhuma denegrir a imagem k têm,apresento as minhas desculpas se ofendi alguem.referia-me sim à situaçao em que os atletas aproveitam algumas situaçoes para tirar vantagem,e depois não respeitam a decisão do juiz.

Graça

Unknown disse...

No meu entender, quando escreveu o seu comentário estava apenas a pensar no primeiro subgrupo de que falo no post e por isso foi correcta. No entanto, ao ler o seu comentário lembrei-me do outro subgrupo e da sua importância. Por isso, escrevi o post Não querendo repreende-la de alguma forma.

Cumprimentos

Luis Sardinha

Anónimo disse...

pois é alguem se lembrou dos atletas matreiros...existem alguns que as sabem fazer...mas como o sr luis diz existem dois grupos.é preciso conhecelos,mas tambem penso que quem leu esta informaçao, nao ficou a pensar na má imagem dos atletas.
aqui debatem-se ideias tiram-se duvidas...muitos parabens,continuem